08/04/2015 - 11:07:49

BOA LEITURA

Introdução às Ciências Policiais

Obra foi escrita pelo Delegado Federal Eliomar da Silva Pereira

  • ADPF
  • Eliomar da Silva Pereira

   

O Delegado Federal Eliomar da Silva Pereira lançou o livro “Introdução às Ciências Policiais”. O subtítulo da obra revela o ângulo de abordagem: "a polícia entre ciência e política". O autor analisa criticamente o debate acadêmico e traz propostas para as ciências policiais, a partir dos estudos de casos brasileiro, português e colombiano.

Adquira aqui o livro “Introdução às Ciências Policiais”.

O livro, publicado pela editora Almedina e integrante da coleção Manuais Universitários, é um verdadeiro manual introdutório com propostas de política. Ele explica o ‘nascimento’ e o desenvolvimento das ciências policiais ao longo dos tempos e alerta que o novo rosto das ciências policiais assenta em uma ideia de ciência do Estado democrático de direito e em nada se assemelha à ideia kameralista do século XVIII.

Ao longo das suas 126 páginas, a obra procura mostrar a importância das ciências policiais para ter uma Polícia melhor e ao serviço do povo e da democracia: uma nova polícia. “Essa importância aumenta quando o Autor apresenta a Polícia como objeto de estudo e de conhecimento – policiologia – e a Polícia como sujeito de conhecimento – que se afirma na atividade diária produzida no seio da esfera vivencial do Ser Humano, melhor, na atividade que se consuma nas relações jurídicas produzidas de momento", disse, no prefácio da obra, o Professor e Doutor em Direito Manuel Monteiro Guedes Valente.